Pular para o conteúdo
Início » Por que cachorros comem mato?

Por que cachorros comem mato?

Você já se perguntou por que o seu cachorro come mato? Essa é uma dúvida comum entre muitos tutores, que ficam intrigados com esse comportamento dos seus pets. Será que isso é normal ou pode indicar algum problema de saúde? Neste post, vamos explicar alguns possíveis motivos que levam os cachorros a comer mato e quais cuidados você deve ter. Confira!

Cachorros podem comer mato por diversos motivos

Segundo alguns estudos, o hábito de comer grama pode ser algo genético nos cachorros, pois eles descendem de lobos que se alimentavam de animais herbívoros e, assim, ingeriam as plantas presentes no estômago de suas presas. Além disso, existem outras razões que podem fazer os cachorros comerem mato, como:

  • Apreciação do sabor: alguns cachorros podem simplesmente gostar do sabor ou da textura das plantas e se deliciarem com elas.
  • Fome: se o seu cachorro não está se alimentando adequadamente ou está com uma dieta desbalanceada, ele pode sentir fome e procurar outras fontes de alimento, como o mato.
  • Dieta deficitária: a falta de alguns nutrientes na alimentação do seu cachorro pode fazer com que ele busque suprir essa carência comendo mato, que é rico em fibras e vitaminas.
  • Ansiedade: cachorros que sofrem de ansiedade ou estresse podem desenvolver comportamentos compulsivos, como comer mato, para aliviar a tensão ou a frustração.
  • Desconfortos intestinais: se o seu cachorro está com algum problema no estômago ou no intestino, como gastrite, prisão de ventre ou vermes, ele pode comer mato para tentar melhorar a digestão ou provocar o vômito e eliminar o que está causando o mal-estar.
  • Instinto de caça: Alguns cachorros podem comer mato para imitar o comportamento dos seus ancestrais caçadores ou para satisfazer a sua curiosidade natural.
  • Desidratação: se o seu cachorro não está bebendo água suficiente ou está exposto ao calor excessivo, ele pode comer mato para se hidratar e refrescar.
  • Cólicas: assim como os humanos, os cachorros também podem sentir cólicas e comer mato para aliviar a dor.

Cachorros comendo mato não é perigoso, mas é importante tomar alguns cuidados

De modo geral, comer mato não faz mal aos cachorros e pode até trazer alguns benefícios, como ajudar na limpeza dos dentes, na eliminação de bactérias e na prevenção do câncer no intestino. No entanto, é preciso ficar atento a alguns aspectos:

  • Tipo de grama: nem todas as plantas são comestíveis pelos cachorros e algumas podem ser tóxicas e causar irritações, alergias ou intoxicações. Por isso, é importante saber quais são as plantas seguras para os cachorros e evitar que eles comam as que são perigosas.
  • Frequência: se o seu cachorro come mato ocasionalmente e não apresenta nenhum sintoma negativo, não há motivo para se preocupar. Mas se ele come mato com muita frequência ou sempre vomita depois de comer, pode ser um sinal de que ele está com algum problema de saúde que precisa ser investigado por um veterinário.
  • Higiene: antes de deixar o seu cachorro comer mato, certifique-se de que ele está limpo e livre de agrotóxicos, fertilizantes ou outros produtos químicos que podem prejudicar a saúde do seu pet.

Conclusão

Cachorros comendo mato é um comportamento normal e que pode ter várias explicações. Na maioria dos casos, não há motivo para se alarmar, mas é sempre bom ficar de olho e observar se o seu cachorro está se alimentando bem, bebendo água, fazendo exercícios e se divertindo. Se você notar alguma mudança no comportamento ou na saúde do seu pet, procure um veterinário de confiança. E se você quer oferecer uma grama específica para o seu cachorro, você pode comprar uma grama própria para cães, como a Graminha Ipet Green Digestive Grass para Cães, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, desintoxicar o fígado e o sistema digestivo e é 100% natural.

Esperamos que este post tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. E se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *